Páginas

24 de nov. de 2012

Matéria: "Entre" - Mimulus Cia. de Dança

Folha de S.Paulo - 24 de novembro de 2012

    Companhia de dança Mimulus estreia espetáculo 'Entre' em São Paulo
    A mineira Mimulus Cia. de Dança se apresentará nesse final de semana em São Paulo. Será a oportunidade de o público paulistano acompanhar a estreia do espetáculo "Entre".
    O novo trabalho vem junto com a comemoração de 20 anos da companhia que demonstra ter traçado uma carreira coerente na dança.
    O início se deu em 1990, quando foi inaugurada a escola Mimulus Dança de Salão em Belo Horizonte. Dois anos mais tarde, foi fundada a Mimulus Cia. de Dança, e assim, aprofundaram a investigação sobre o encontro da dança de salão com outras linguagens cênicas.
    É nessa contaminação entre as diferentes formas de dançar que a Mimulus se especializou. A exploração

5 de nov. de 2012

Matéria: Espetáculo "Carretel"

Folha de S.Paulo - 5 de novembro de 2012

    "Carretel" aborda dor da perda a partir de um objeto simbólico
    A saudade é a premissa poética que reuniu o jornalista e psicanalista Sergio Ignacio e o coreógrafo Rubens Oliveira na direção do espetáculo de dança "Carretel", que estréia hoje em São Paulo.
    Ao se conhecerem, quando ambos dançavam "Anatomia do Desejo" (2006), do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, surgiu a afinidade que, mais tarde, resultaria em uma parceria de trabalho.
    No começo deste ano, a dupla entrou em contato com interessados em participar de uma nova montagem, muitos já haviam tido alguma experiência de dança nos espetáculos ou aulas de Bertazzo.
    Em audição para "Carretel", os diretores selecionaram 33 integrantes com idades entre 20 e 62 anos,

12 de ago. de 2012

Matéria: Aplicativo "Merce Cunningham: 65 Years"

Aplicativo "Merce Cunningham: 65 Years"

    Legado de Cunningham ganha versão digitalizada para iPad
    O norte-americano Merce Cunningham (1919 – 2009) foi um dos coreógrafos mais inventivos que já existiu. É conhecido, principalmente, por ter sido pioneiro em usar recursos tecnológicos na criação de suas coreografias. 
    Inspirada nessa faceta multimídia do artista, na última sexta-feira, a Aperture Foundation lançou nos EUA um aplicativo interativo para iPad, com o título “Merce Cunningham: 65 Years”.
    Esse aplicativo, disponível por 14,99 dólares no site do iTunes App Store, trata-se de uma reunião de

27 de jun. de 2012

Matéria (capa): Nederlands Dans Theater - NDT1

                Folha de S.Paulo - 27 de junho de 2012


    NDT1, célebre companhia de dança de Haia, vem ao país pela 1ª vez com novo diretor
    Após um hiato de 11 anos, uma das principais companhias da história da dança, a holandesa Nederlands Dans Theater 1 (NDT1) volta aos palcos brasileiros.
    As apresentações terão lugar no Rio de Janeiro (hoje e amanhã) e em São Paulo (sábado e domingo).
    Nascida em 1959, a Nederlands Dans Theater tornou-se mundialmente conhecida a partir das criações do célebre diretor tcheco Jiri Kylián, que permaneceu no comando da companhia por 36 anos seguidos.
    Em fins de 2011, Paul Lightfoot assumiu a difícil tarefa de suceder o seu mestre - na década passada, Kylián seguia à frente do grupo, mas sem criar novas coreografias.
    Falando à Folha por telefone de Amsterdam, Lightfoot lembrou a convivência de quase 20 anos
com Kylián.
    "Jiri Kylián não era um ditador, ele queria que os dançarinos se expressassem, pois os via como o centro

Matéria (conteúdo): Nederlands Dans Theater - NDT1

                                        Folha de S.Paulo - 27 de junho de 2012

                               
    Companhia trará elenco completo para Rio e SP
    Em sua breve passagem por Rio e São Paulo, o corpo principal do NDT, o de número 1, apresentará cinco espetáculos que resumem o perfil da companhia holandesa.
    Entre eles, destaca-se o último trabalho assinado por Jili Kylián, "Mémoires d'Oubliettes" (2009), considerada a despedida oficial do ex-diretor. O trabalho aborda de forma poética temas como memória e esquecimento.
   Mesmo possuindo coreógrafos residentes, a NDT1 também costuma encomendar espetáculos a outros profissionais. É o que pode ser visto em "Solo Echo" (2011), da canadense Crystal Pite.
    A temporada brasileira inclui ainda "Speak for Yourself" (1999), "Sehnsucht" (2009) e "Schmetterling"

11 de mai. de 2012

Crítica: "Bachiana nº1" - São Paulo Cia. de Dança

Folha de S.Paulo - 11 de maio de 2012


    Perfil de versatilidade da São Paulo Cia. de Dança esbarra em questão problemática
    A SPCD (São Paulo Companhia de Dança) não possui um coreógrafo fixo e, para criar um repertório versátil, sempre convida criadores renomados.
    Sua mais recente encomenda é o espetáculo "Bachiana nº1", assinado por Rodrigo Pederneiras – coreógrafo do Grupo Corpo –, que trabalhou a partir da obra musical de Heitor Villa-Lobos, a “Bachianas Brasileiras n°1”.
    A linguagem de Pederneiras é um conjunto de movimentos diferentes do balé e, para aprendê-la, é preciso tempo de amadurecimento.
    Logo, surge uma problemática: como é possível em pouco tempo de ensaio condicionar os corpos dos

8 de mai. de 2012

Crítica: Espetáculo "Logos-Diálogos"

     Folha de S. Paulo - 8 de maio de 2012


    As seis suítes de Bach traduzidas em passos de dança
    O diálogo entre a dança e as suítes de Johann Sebastian Bach (1685-1750) é a premissa de “Logos Diálogos”, espetáculo dirigido por Dimos Goudaroulis – violoncelista grego que vive no Brasil desde 1996.
    O músico partiu das seis suítes para violoncelo de Bach, convidando seis coreógrafos para compor uma obra para cada suíte. As três obras iniciais são de autoria de Jorge Garcia, Luis Arrieta e Henrique Rodovalho.
    Por serem pertencentes ao estilo barroco, atribuem às composições de Bach imagens simbólicas ligadas à religiosidade. No espetáculo, essas imagens influenciam as composições coreográficas, os figurinos e
toda a cenografia de Fábio Namatame – além da iluminação, assinada por Joyce Drummond.
    A coreografia de Jorge Garcia é executada por sua própria companhia de dança contemporânea, a

26 de abr. de 2012

Matéria: Virsky - Balé Nacional da Ucrânia

Folha de S. Paulo - 26 de abril de 2012


    Balé exibe tradições da dança ucraniana no Brasil
    Virtuosismo e tradição: essa é a máxima do Virsky, o Balé Nacional da Ucrânia. O grupo de dança folclórica do país, criado em 1937, está em turnê por dez cidades brasileiras e se apresentará em São Paulo na semana que vem, no Theatro Municipal. 
    A turnê integra as comemorações de 20 anos de relações diplomáticas entre Ucrânia e Brasil – o país reúne uma das maiores comunidades ucranianas do mundo. 
    A passagem do Virsky está sendo marcada pela realização de workshops em cada cidade em que o balé se apresenta (seis, até agora). 
    Um dos propósitos é se aproximar do público, principalmente o jovem, para que possa ver de perto a

21 de mar. de 2012

Crítica: "Flutuante" - Cia Flutuante


Folha de S.Paulo - 21 de março de 2012


    Espetáculo explora de forma delicada o prazer e o erotismo
    “Flutuante” é um espetáculo de dança que nos coloca em frente a uma condição muito humana: a relação com o prazer. Como não ser explícito ao tratar de um assunto tão ligado ao erotismo? 
    É com total delicadeza que a coreógrafa Leticia Sekito, brasileira de ascendência japonesa, responde a essa pergunta.
    A Companhia Flutuante, que ela fundou, é um grupo fora dos moldes das companhias tradicionais. Seu elenco não é fixo, e as produções são diversificadas: espetáculos, intervenções e vídeos. 
    Com mais dois intérpretes, o novo trabalho surgiu inspirado nas gravuras japonesas do período Edo (1603-1868), cujo final é o momento considerado o início da era moderna no Japão.
    E, para falar do mundo de entretenimento e prazer que essas gravuras representavam, o grupo combina

5 de mar. de 2012

Matéria: 10ª Tanzplattform - Plataforma Alemã de Dança

Foto: cia. Sasha Waltz & Guests, espetáculo Métamorphoses - © Sebastian Bolesch

(english version at the bottom)

    Tanzplattform: um olhar sobre a produção de dança alemã
    Aconteceu esse ano na cidade de Dresden, na Alemanha, a décima edição da Tanzplattform, a Plataforma Alemã de Dança. Durante quatro dias (23 a 26 de fevereiro) foi possível acompanhar uma seleção de trabalhos produzidos no país.
    A Tanzplattform se adéqua no formato de festival, mas não se encerra nessa moldura. É também um espaço de encontro entre curadores, coreógrafos, bailarinos, produtores, críticos, enfim, profissionais que participam da dança nos vários níveis de sua realização. 
    Em geral, os festivais de dança se definem por suas programações mistas, onde a curadoria faz escolhas que buscam ilustrar um contexto mais amplo. A eleição de critérios que inter-relacionem os trabalhos