![]() |
| Aplicativo "Merce Cunningham: 65 Years" |
Legado de Cunningham ganha versão digitalizada para iPad
O norte-americano Merce Cunningham (1919 – 2009) foi um dos coreógrafos mais inventivos que já existiu. É conhecido, principalmente, por ter sido pioneiro em usar recursos tecnológicos na criação de suas coreografias.
Inspirada nessa faceta multimídia do artista, na última sexta-feira, a Aperture Foundation lançou nos EUA um aplicativo interativo para iPad, com o título “Merce Cunningham: 65 Years”.
Esse aplicativo, disponível por 14,99 dólares no site do iTunes App Store, trata-se de uma reunião de
informações históricas sobre Cunningham: vídeos dos trabalhos, fotografias e uma série de entrevistas.
informações históricas sobre Cunningham: vídeos dos trabalhos, fotografias e uma série de entrevistas.
E, incluso, há uma versão digitalizada de “Merce Cunningham: Fifty Years” – livro onde o arquivista David Vaughan, que acompanhou pessoalmente grande parte da carreira de Cunningham, narra detalhadamente vida e obra do mestre.
Tal iniciativa, além de ser uma novidade em matéria de documentação para o campo da dança, tem estreita ligação com a preocupação que o próprio Cunningham expressava sobre manter seu legado artístico.
Por isso mesmo, ainda em vida, criou a Merce Cunningham Trust, fundação sem fins lucrativos, responsável por preservar e difundir o extenso material produzido ao longo de sua carreira. A fundação acompanhou de perto a elaboração do aplicativo, cedendo parte do acervo.
Durante o século 20, Merce Cunningham enriqueceu a dança com suas propostas de vanguarda. E hoje, três anos após sua morte, seu pensamento ressoa, gerando novas alternativas para a arte.
