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Folha de S.Paulo - 27 de junho de 2012 |
NDT1, célebre companhia de dança de Haia, vem ao país pela 1ª vez com novo diretor
Após um hiato de 11 anos, uma das principais companhias da história da dança, a holandesa Nederlands Dans Theater 1 (NDT1) volta aos palcos brasileiros.
As apresentações terão lugar no Rio de Janeiro (hoje e amanhã) e em São Paulo (sábado e domingo).
Nascida em 1959, a Nederlands Dans Theater tornou-se mundialmente conhecida a partir das criações do célebre diretor tcheco Jiri Kylián, que permaneceu no comando da companhia por 36 anos seguidos.
Em fins de 2011, Paul Lightfoot assumiu a difícil tarefa de suceder o seu mestre - na década passada, Kylián seguia à frente do grupo, mas sem criar novas coreografias.
Falando à Folha por telefone de Amsterdam, Lightfoot lembrou a convivência de quase 20 anos
com Kylián.
"Jiri Kylián não era um ditador, ele queria que os dançarinos se expressassem, pois os via como o centro da criação", explica o atual diretor artístico da companhia.
A experiência como bailarino na NDT1 e a parceria de longa data estabelecida com Kylián o credenciaram para o cargo de sucessor.
Mas, para além desses atributos, há algo que destaca Paul Lightfoot: para ele, "a paixão é o maior estimulo para criar as coreografias".
Com profissionalismo, o coreógrafo enfrenta as naturais expectativas que cercam sua sucessão. "O estilo pode mudar, mas a linguagem permanece", enfatiza.
O método que Kylián desenvolveu nunca foi rígido, sempre admitiu mudanças. Portanto, Lightfoot aprendeu a criar a partir dessa lógica.
O estilo da NDT1 é mutável, uma vez que as coreografias espelham as questões do seu próprio tempo. Logo, os bailarinos são incumbidos de participar ativamente dos processos de criação, trazendo suas memórias pessoais para a sala de ensaio.
"O artista tem que refletir a realidade onde ele está inserido", ressalta Lightfoot, dizendo que é por esse caminho que o artista torna-se matéria-prima. "Os bailarinos não são bonecos", completa.
Para o Brasil, a companhia traz um programa que pode ser considerado uma síntese de seu estilo e percurso histórico, parte do seu vasto repertório. Assisti-la é presenciar a dança em uma de suas mais belas formas.
