Páginas

5 de mar. de 2012

Matéria: 10ª Tanzplattform - Plataforma Alemã de Dança

Foto: cia. Sasha Waltz & Guests, espetáculo Métamorphoses - © Sebastian Bolesch

(english version at the bottom)

    Tanzplattform: um olhar sobre a produção de dança alemã
    Aconteceu esse ano na cidade de Dresden, na Alemanha, a décima edição da Tanzplattform, a Plataforma Alemã de Dança. Durante quatro dias (23 a 26 de fevereiro) foi possível acompanhar uma seleção de trabalhos produzidos no país.
    A Tanzplattform se adéqua no formato de festival, mas não se encerra nessa moldura. É também um espaço de encontro entre curadores, coreógrafos, bailarinos, produtores, críticos, enfim, profissionais que participam da dança nos vários níveis de sua realização. 
    Em geral, os festivais de dança se definem por suas programações mistas, onde a curadoria faz escolhas que buscam ilustrar um contexto mais amplo. A eleição de critérios que inter-relacionem os trabalhos
qualifica a mostra, criando assim, um conceito curatorial. 
    O critério vigente na Tanzplattform é, basicamente, apresentar trabalhos da atual cena alemã de dança. 
    No entanto, há uma característica marcante: as coreografias são apresentadas também com o intuito de despertar o interesse de produtores e curadores para futuras contratações de temporadas, principalmente internacionais.
    Por isso, artistas apresentaram trechos de peças, vídeos, ou performances, para que seus trabalhos fossem vistos por interessados em conhecer, discutir ou contratar as coreografias. Esse tipo de apresentação, nomeada de “Pitching”, é baseada em um formato utilizado pela indústria cinematográfica, como meio de vender roteiros de filmes. 
    Dado o contexto, a curadoria fez uma escolha estratégica para colocar em evidência a Tanzplattform – convidou companhias já conhecidas internacionalmente: The Forsythe Company, Dorky Park de Constanza Macras, Sasha Waltz & Guests e Damaged Goods de Meg Stuart. Todas apresentaram espetáculos recentes de seus repertórios.
    “Berlin Elsewhere” (2011), de Constanza Macras, conta com um elenco multifacetado. São artistas que se desdobram em várias habilidades de dança, teatro e música. Com ritmo acelerado, a peça tem dinâmica de metrópole. 
    “Métamorphoses” (2010), de Sasha Waltz, tem clima lírico, com apenas músicos e bailarinos em cena. A movimentação remete à linguagem tradicional de dança-teatro alemã.
    “Violet” (2011), de Meg Stuart, aparenta ter a proposta de desestabilizar a percepção do público. O trabalho começa com um longo período de imobilidade dos performers, seguido por movimentos intensos até alcançar um estado frenético. 
    Entre os momentos de destaque, estavam as obras de William Forsythe. O Semperoper Ballett (balé residente da ópera de Dresden) apresentou obras clássicas do coreógrafo. 
    E, por fim, a própria The Forsythe Company mostrou “N.N.N.N” (2012), um trabalho de 20 minutos, onde quatro bailarinos interagem. Com gestuais, eles dialogam e demonstram a complexidade atrelada à linguagem de Forsythe, que faz dele um dos mais importantes coreógrafos vivos. 
    Trabalhos solos ou de companhias menores estiveram presentes e completaram a programação: Malou Airaudo, Anna Konjetzky, Eszter Salamon, Helena Waldmann, Christoph Winkler, Antje Pfundtner, Sebastian Mathias, Antonia Baehr, Laurent Chétouane e Mamaza.
    A Tanzplattform se mostra eficaz como intercâmbio profissional e vitrine comercial da dança. Há que se ter o cuidado de não considerá-la um resumo ilustrativo da extensa produção de dança contemporânea que existe atualmente na Alemanha.

English Version:
    Tanzplattform: A look underneath German dance productions  
    Tanzplattform 10th Edition took place in Dresden, Germany between February 23rd to February 26th. During this days it was possible to see a selection of choreographies produced all over the country. Although it is a festival, it also has space for journalists, choreographers, dancers, producers, curators and all the professionals of the business to meet.
    Usually, dance festivals define themselves as: a mix of schedules where curators make their choices expecting to show a wider context. The choice of criteria that interrelates the works qualifies the exhibitions, creating a curatorial concept.
    The criteria present in the Tanzplattform are, basically, to present works of the actual German dance scene.
    However, there is a remarkable characteristic: the choreographies are also presented with the purpose of awakening the interest of the producers and curators for future hiring of seasons, mainly the international ones.
    For this reason, artists presented excerpts of their plays, videos or performances so that their works could be seen by people interested in knowing, discussing or hiring the choreographers. This kind of presentation is called "Pitching". It is based in a method used by the cinematographic industry, as a way of selling movie scripts.
    Given the context, the curator made a strategic choice to put in evidence the Tanzplattform - having invited the already internationally known: The Forsythe Company, Dorky Park by Constanza Macras, Sasha Waltz & Guests and Damaged Goods by Meg Stuart, all of them which presented recent repertoires of their plays.
    "Berlin Elsewhere" (2011), by Contanza Macras, counts with a multifaceted cast. They are artists that unfold into various dancing, theatrical and music abilities. With an accelerated rhythm, the play has a metropolitan dynamic.
    "Métamorphoses" (2010), by Sasha Waltz, has a lyrical climate, with musicians and dancers only in scene. The steps remind the traditional language of the German Dance-Theatre.
    "Violet" (2011), by Meg Stuart, has as a clear proposal: destabilize de audience's perception. The play begins with a long period of immobility from the performers, and after that, a period of intense movements until they reach a frenetic state.
    Between the highlight moments, there were plays from William Forsythe. First, the Semperoper Ballet - the resident Ballet in the Dresden Opera - whom presented classic works from the choreographer.
    And lastly, The Forsythe Company showed itself the "N.N.N.N" (2012), a 20 minutes play where four dancers interact with gestures, dialog and demonstrate the complexity linked to the Forsythe's language, what makes him one of the most important choreographers alive.
    Solo works or in small groups were presented and complemented the schedule: Malou Airaudo, Anna Konjetzky, Eszter Salamon, Helena Waldmann, Christoph Winkler, Antje Pfundtner, Sebastian Mathias, Antonia Baehr, Laurent Chétouane e Mamaza.
    The Tanzplattform shows itself as an efficient way for professional exchange and a commercial showcase of dance. It is necessary to be careful of not considering it an illustrative resume of the extensive contemporary dance production that exists in German nowadays.