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Folha de S.Paulo - 15 de dezembro de 2011 |
Panorama Sesi de Dança apresenta vitrine de diversidade
Final de ano é época de fazer balanço dos acontecimentos. Na dança também é assim, algumas mostras são dedicadas às produções recentes e expõem os caminhos trilhados por profissionais da área.
Nessa lógica, o Panorama Sesi de Dança, em sua 11º edição, reuniu oito espetáculos bem diferentes. Diversidade que dá uma ideia do quanto a dança se expandiu no Brasil e fora dele.
A boa novidade na edição é a companhia suíça Alias, dirigida pelo brasileiro Guilherme Botelho. O coreógrafo fez carreira na Europa, e até então, é pouco conhecido por aqui.
Os dois espetáculos trazidos, “Le Poids des Éponges” (2002) e “Sideways Rain” (2010), captam dois momentos distintos de Botelho. O primeiro se aproxima de dança-teatro com recursos surpreendentes,
como uma chuva que cai em cena.
como uma chuva que cai em cena.
Já o segundo se concentra no corpo. Os bailarinos atravessam ininterruptamente o palco e a repetição contínua altera a percepção do público. É a questão das emergências vividas atualmente.
A curadora do Panorama, Ana Francisca Ponzio, acerta ao possibilitar que a plateia familiarizada ou não com dança, possa conhecer o trabalho maduro de Botelho.
A mostra se completa com outras ricas vertentes de criação. Antônio Nóbrega (com o espetáculo “Naturalmente - Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira”), artista multifacetado, evolui no intuito de conceber a dança popular brasileira como base de sua linguagem contemporânea.
Cristian Duarte (“The Hot One Hundred Choreographers”), Jorge Garcia (“Memórias Paralelas”) e Maurício de Oliveira (“Jardim Noturno”), são expoentes de alto nível da cena paulistana.
E ainda, em momento histórico, o Ballet Stagium comemora 40 anos com espetáculo feito especialmente para a ocasião.
Por fim, o grupo mineiro, Cia. Mário Nascimento, estreia “Território Nu”.
O Panorama Sesi de Dança é eficaz como vitrine das criações. E, junto a outros festivais que discutem políticas para a dança, soma esforços na formação de público e no apontamento das demandas desse campo profissional. Merece mais que uma edição por ano.
Avaliação: Ótimo