Páginas

16 de jan. de 2013

Crítica: Documentários "Figuras da Dança"

Folha de S.Paulo - 16 de janeiro de 2013

    Documentários da SP Cia. de Dança contam história inédita no país
Novo DVD "Figuras da Dança" apresenta criadores de fora do eixo Rio-São Paulo e de projeção internacional
    Além de toda a rotina de trabalho comum a uma companhia, a SPCD (São Paulo Companhia de Dança) documenta essa arte no Brasil. Desde 2008, produz a série "Figuras da Dança".
    Trata-se de um conjunto de documentários, em que cada vídeo e livreto apresentam vida e carreira de um artista.
    A quinta temporada traz quatro figuras de extrema importância para o cenário brasileiro: Marilene Martins, Edson Claro, Ismael Ivo e Lia Robatto.
    Como um país mestiço, o Brasil tem a multiplicidade na base da formação cultural, e a arte reflete essa
condição. O "Figuras da Dança" revela parte dessa riqueza, que pouco é contada.
    A série amplia o conhecimento sobre história da dança ao se deslocar do eixo Rio-São Paulo e mostrar a produção de Marilene Martins, em Minas, de Edson Claro, no Rio Grande do Norte, e de Lia Robatto, na Bahia, além de mostrar como Ismael Ivo tornou-se um artista internacional.
    Apesar da oferta atual de recursos midiáticos, a produção da série opta por uma padronização visual que prioriza o material humano.
    Assim, acompanham-se imagens de arquivos, seguidas por depoimentos de diretores, bailarinos e familiares que conviveram e trabalharam com a figura em questão. Mas, acima de tudo, é o próprio artista que aparece dando voz a sua história.
    Depois de tanto aprender sobre a trajetória da dança na Europa, ensinar sobre seus próprios criadores é uma tarefa apropriada para a SPCD, companhia oficial do Estado de São Paulo.

Avaliação: Ótimo