Páginas

21 de mar. de 2012

Crítica: "Flutuante" - Cia Flutuante


Folha de S.Paulo - 21 de março de 2012


    Espetáculo explora de forma delicada o prazer e o erotismo
    “Flutuante” é um espetáculo de dança que nos coloca em frente a uma condição muito humana: a relação com o prazer. Como não ser explícito ao tratar de um assunto tão ligado ao erotismo? 
    É com total delicadeza que a coreógrafa Leticia Sekito, brasileira de ascendência japonesa, responde a essa pergunta.
    A Companhia Flutuante, que ela fundou, é um grupo fora dos moldes das companhias tradicionais. Seu elenco não é fixo, e as produções são diversificadas: espetáculos, intervenções e vídeos. 
    Com mais dois intérpretes, o novo trabalho surgiu inspirado nas gravuras japonesas do período Edo (1603-1868), cujo final é o momento considerado o início da era moderna no Japão.
    E, para falar do mundo de entretenimento e prazer que essas gravuras representavam, o grupo combina

5 de mar. de 2012

Matéria: 10ª Tanzplattform - Plataforma Alemã de Dança

Foto: cia. Sasha Waltz & Guests, espetáculo Métamorphoses - © Sebastian Bolesch

(english version at the bottom)

    Tanzplattform: um olhar sobre a produção de dança alemã
    Aconteceu esse ano na cidade de Dresden, na Alemanha, a décima edição da Tanzplattform, a Plataforma Alemã de Dança. Durante quatro dias (23 a 26 de fevereiro) foi possível acompanhar uma seleção de trabalhos produzidos no país.
    A Tanzplattform se adéqua no formato de festival, mas não se encerra nessa moldura. É também um espaço de encontro entre curadores, coreógrafos, bailarinos, produtores, críticos, enfim, profissionais que participam da dança nos vários níveis de sua realização. 
    Em geral, os festivais de dança se definem por suas programações mistas, onde a curadoria faz escolhas que buscam ilustrar um contexto mais amplo. A eleição de critérios que inter-relacionem os trabalhos